Nasceu em São Paulo, em 1969, ano em que o homem pisou na lua, e a internet dava seus primeiros passos. Morou em Curitiba e hoje vive em João Pessoa, cidade onde o sol nasce primeiro no Brasil.
Formada em Psicologia, pela PUC-SP, é escritora, palestrante e consultora em processos criativos que integram Ludicidade, Arte e Cultura. Autora do livro ‘Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos’, é também Curadora da Exposição que leva o nome desta sua obra e é promovida pelo SESC Departamento Nacional.
Foi finalista do prêmio Jabuti em 2011 na categoria paradidático, com o livro “Quer Jogar?”, Edições SESC-SP.
Durante os 20 anos de existência de sua empresa de consultoria Caleidoscópio Brincadeira e Arte, proporcionou formação lúdica a milhares de profissionais das áreas de Educação, Cultura e Lazer de norte a sul do Brasil, América Latina e Espanha. E, neste ínterim, continuou a publicar livros e a escrever para revistas, jornais e sites. Atualmente, dedica-se mais à escrita e aventura-se na criação da Drix Klisys Editora, que nasce com a missão de compartilhar livros com ideias que gostam de voar nas muitas imaginações-sonhadoras de um mundo comprometido com o Bem-Viver.
Disponibilizamos alguns livros e publicações, de autoria e coautoria de Adriana Klisys, anteriores a constituição da Editora Drix Klisys.
Faça download gratuito para conhecer.
Título: Brinquedos do Brasil: Invenções de muitas mãos
Autora: Adriana Klisys
Editora: Sesc. Departamento Nacional
ISBN: 978-85-8254-068-8
Formato: 23 x 26,4cm
Páginas: 243
“Tomando um dos principais papéis da escola para a infância, que é o da produção de conhecimento e de cultura por meio do lúdico, o Sesc leva a sério o brincar e apresenta o livro Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos, uma publicação que convida à memória, à criação e ao prazer de brincar, veiculada pelas mãos de artesãos de todo o Brasil. São piões, carrinhos, bonecas e engenhocas que poderão levar professores, crianças e outras pessoas pelos caminhos do saber popular, suas tradições e a construção de uma narrativa tecida pelos fios da cultura infantil.
Seja bem-vindo ao mundo dos brinquedos artesanais brasileiros e suas possibilidades na escola!”
Título: Brincar e Ler para Viver: um guia para estruturação de espaços educativos e incentivo ao lúdico e à leitura
Autoras: Adriana Klisys e Edi Fonseca
Editora:Instituto Hedging-Griffo
ISBN:978-85-61991-0-5
Formato: 22 x 25,5cm
Páginas:160
O livro Brincar e Ler para Viver é o coroamento de quatro intensos e produtivos anos do Programa Brincar e Ler para Viver que, ao longo de 2004, 2005, 2006 e 2007, formou 20 Brinquedotecas e Bibliotecas em organizações sociais de base comunitária da cidade de São Paulo, dando ênfase à constituição de um projeto educativo e cultural que privilegia a ludicidade, por meio das Brincadeiras e da Leitura.
Esse livro traz, aos leitores, os aspectos metodológicos utilizados no Programa Brincar e Ler para Viver para a montagem de brinquedotecas e bibliotecas ligadas ao processo formativo de educadores e a apropriação destes ambientes como ferramenta de trabalho e de transformação cultural.
O texto e as imagens que o compõem mostram que não basta ter boas intenções, é preciso ter domínio e conhecimento, aliados ao desejo de constituir uma cultura lúdica e de leitura com fortes marcas de autoria da equipe educativa em saber gerir propostas, fazer planejamentos e criar contextos instigantes de aprendizagem.
Título: Brinca Ciência: Um ensaio lúdico educativo sobre Ciência & Tecnologia na escola pública do município de Santo André. Vol. 1 e 2
Autores: Adriana Klisys, Aníbal Fonseca, Bele Soncini e Anne Scarinci
Desenho e Ilustrações:Carlos Dala Stella e Veridiana Magalhães
Realização:Prefeitura de Santo André
Secretaria de Educação e Formação Profissional Sabina Escola Parque do Conhecimento
Formato: 22x20cm
Páginas: 350
“O livro promove o aprendizado de conceitos da ciência, principalmente da física, por meio da construção de brinquedos.
Foi escrito para contemplar um projeto solicitado pela Secretaria de Educação de Santo André – SP, que uniu as escolas municipais de Santo André com um dos maiores equipamentos de ciências do Brasil: Sabina Escola Parque do Conhecimento, para a construção de brinquedos, presentes no livro, com auxílio e explicação dos monitores.
A produção continuava na escola, com oficinas realizadas pelos professores nos meses em que a crianças não frequentavam à Sabina. Ao todo, cada criança fazia 16 brinquedos durante o ano. Para isso, elas recebiam kits com o material, bem como os livros Brinca Ciência Vol. 1 e 2, ilustrado com o passo a passo da confecção dos objetos, explicações e espaço para anotações.”